Casa 10

É na Casa 10 que o Sol encontra o ponto mais alto do percurso diurno. Assim, não surpreende que este seja considerado um ponto de apogeu. Muitos astrólogos, incluindo Ptolomeu, definiram a cúspide da Casa 10 como o ângulo mais importante de todos.

Os significados são vários mas sempre com o mesmo mote. Os livros antigos citam a realeza e nobreza: os reis, príncipes, duques, condes etc. O governo ou aqueles no poder. Al-Biruni (973 – 1048 d.C.) associava a Casa 10 a “governo com conselho de nobres, autoridades absolutas, sucesso nos negócios, todos os assuntos comerciais, profissões e liberalidades”. Ou seja, a simbologia da Casa 10 remete às posições de destaque e exuberância que se mostram externamente no mundo. Na modernidade estes conceitos se traduzem em todas as formas de autoridade ou aqueles que impõem a lei. A polícia, os tribunais e juízes cujas decisões impõem a força suas decisões são representados aqui.

Nos mapas natais os significados englobam a carreira, profissão e os empregadores que possibilitam que o indivíduo ocupe determinada posição social ou status. Neste caso, usa-se o termo status no sentido medieval da palavra em latim: a posição que define o papel social de uma pessoa na comunidade a qual ela pertence. De modo simplista diríamos que João é o padeiro, Pedro é o marceneiro e Antônio é o sapateiro.

Honra, prestígio, reputação, poder, controle, dignidade, glória, aclamação e avanço são muitos dos termos que gravitam ao redor da simbologia original da Casa 10. Ela representa nosso desejo de alcançar algo ou dar algo para o mundo.

Remontando ao período helênico, a mãe era atribuída a Casa 10 em oposição a Casa 4 que remetia ao pai. Esta classificação ainda é usada em astrologia horária. Os astrólogos da antiguidade definiam a gestação e criação de filhos como a maior obra e legado das mulheres. Os tempos mudaram. Felizmente, as mulheres de hoje podem ter carreiras tão boas quanto seus maridos. Ainda bem. Mas não desprezemos a sabedoria dos antigos, pois, ser mãe – diria a minha – é uma carreira para a vida toda!